sábado, 22 de janeiro de 2011

Um simples desabafo

  
   Quem sou eu para julgar algo como certo ou errado? Muitas pessoas já devem ter se perguntado isso e nenhuma resposta encontrado, pois na minha opinião somos muita coisa para julgar como certo ou errado, temos noções básicas das coisas que Deus nos deu, se não de nada valeria o livre arbítrio; logicamente não devemos apontar os erros de ninguém, mas formar uma opinião, um conceito, em nossa mente não é errado, se por um acaso formarmos a opinião errada posteriormente aprenderemos a correta, afinal estamos aqui para aprender.


    Comecei a lhes falar disso por um simples motivo, fico abismada com os milhares de centros espíritas que vejo por ai. Um centro espírita é a casa de uma religião, como a igreja pode ser a casa do catolicismo, por exemplo, em uma igreja várias religiões são propagadas, em um centro espírita não é diferente. A minha vontade aqui é expressar minha opinião sobre a Umbanda especificamente.


    Como vocês devem ter notado, cresci com um centro umbandista em meu quintal, esse centro foi evoluindo com o passar dos anos e com ele fui aprendendo muitas coisas. Antigamente o nosso centro era muito frequentado, meu tio doava seu corpo a um espírito muito evoluído e esse irmão sentava com os filhos e os visitantes em uma roda para passar ensinamentos do nosso Pai, mas ninguém lhe dava muito ouvidos, os visitantes estavam mais interessados em como ganhar dinheiro ou apenas com sua evolução material.


    Umbanda está relacionada a macumba por aí, isso está completamente errado. Macumba tem uma interpretação ruim, vemos por macumba aquilo que é feito por oportunistas para fazer amarrações amorosas, para prejudicar alguém, enfim para conseguir o que se quer com uma 'ajudinha'. Digo a vocês que a Umbanda pura não está relacionada com nada disso, a Umbanda foi criada para espalhar o amor, a Umbanda teve que ser criada porque muito antes dela já existia essa tal macumba e se alguém faz alguém desfaz.


    Logicamente existem centros umbandistas corrompidos, que não seguem as leis da Umbanda, mas da mesma forma existem igrejas corrompidas. Desde que a religião propague o bem ela deve ser respeitada e seus seguidores também, pois para assumir ser de QUALQUER religião tem que ser muito corajoso, tem preconceito para tudo hoje em dia, vejo por ai pessoas zombando de quem é católico que é uma das religiões mais tradicionais do mundo. 


    Deveria existir o respeito entre as religiões, deveria existir respeito entre opiniões e escolhas, cada religião é um caminho a ser seguido para encontrar Deus, o caminho quem escolhe somos nós, cada escolha deve ser respeitada, pois todos temos como objetivo final o mesmo.


   Agradeço ao Senhor por ter tido a oportunidade de crescer em meio a umbandistas honestos, tive a chance de ver o lado bom e o rim, pois já visitei centros por ai e infelizmente raramente eles propagavam somente o amor, muitos misturam as coisas, mas tenho para mim que a corrente dos irmãos que estão evoluindo e sabendo como separar o que é fazer o bem e o que  é aceitar trabalhos sujos para se fazer, macumba, está aumentando cada vez mais, tenho para mim que é essa a corrente que vai nos ajudar a limpar o nome da nossa querida Umbanda e, além disso, vai ajudar a promover o respeito com o próximo.


Memórias - 23/01/2011

4 comentários:

  1. Querida Memória tenho a muitos anos trabalhado para limpar o nome de nossa querida Umbanda, concordo com você em gênero,número e grau, em toda seita religiosa sempre existe aqueles que tentam sujá-la, é as forças do mal que querem dominar o mundo, é a eterna luta das trevas com a luz, mas te digo a Luz sempre haverá de vencer, eu sei e você sabe pois para quem confia o amanhã é uma certeza, te agradeço por se unir aos que defendem a Fraternidade, o respeito mútuo, o amor ao próximo, independente da seita religiosa que frequentem, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  2. Memórias, em primeiro lugar agradeço a sua visita em meu blog, e espero que volte mais vezes.

    Gostei do seu também, principalmente porque já de cara li uma postagem super interessante e polêmica.

    É difícil discutir religião, assim como outras coisas, pois existe muito preconceito. As pessoas generalizam demais também.

    Um fato ruim pode acabar com toda uma classe. Sei bem o que é isso porque sou advogado.

    O que temos de aprender é que o mundo é cheio de pessoas boas e más, e cabe a cada um escolher o que é o certo ou o errado. Nem sempre temos esse conhecimento, do que é certo e do é errado, mas estamos aqui para aprender e buscar sempre o melhor.

    E é isso o que faço.
    Aprendo quando erro, e quando acerto sigo no mesmo caminho.

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida,
    Ainda em viagem, porém como eterna navegante, não poderia deixar de aqui passar...
    Sabe, desde criança eu ouvia nos momentos de evangelizações infantis, que "Há muitas moradas na casa do nosso Pai"
    Bem verdade. Então é preciso ter paciência e conscientização sobre aqueles que ainda não compreenderam que o caminho não importa, quando todos nos sejam bem direcionados.
    Penso que as casas de orações escolhidas por cada um, seguem de acordo com o seus graus de entendimento. Então n'algumas religiões não se dá a explicação, as razões dos istos e aquilos, outras vão mais longe, o espiritismo que explica qualquer que seja a pergunta ou duvida, sem poréns e sem questão. No entanto as casas de apoio e incentivo em Deus existem esparramadas por todos os lugares e cada um segue aquilo em que melhor se afiniza. O que não se deve é fazer julgamentos sobre aquilo que não se conhece. Umbanda é um templo de harmonia espiritual, onde podemos encontrar respostas e nos sentirmos felizes, harmonizados pela grandeza infinita dos espíritos aliados as almas que buscam as boas aventuranças de saber e poder corresponder a plenitude do amor, na caridade estendida a cada um que chega e se disponibiliza.
    A criança não pode chegar a faculdade, sem antes passar pelo jardim das letras, conhece-las e aprender a lê-las para posteriormente vir a compreende-las. Assim é a desenvoltura nossa espiritual quando ainda em estado de ignorância e descrença, fazer julgamentos, contrariando a si mesmo e ao Pai maior que nada fez sem as razões de causa e efeito.
    O tempo urge e a esse mesmo tempo, um dia estaremos todos unidos, compreendendo as razões da vida e melhor trabalhando as nossas reformas na razão evolutiva...

    Linda tuas palavras, tua compreensão e tão bem explicativa...

    Que a paz esteja contigo te asserenando o caminho...

    Beijos

    Livinha

    ResponderExcluir
  4. Memórias minha querida

    Retornando a casa, com cheiro ainda de mar e por tanto que naveguei, inspiro aos ventos o meu dom embevecido... expirando lentamente quão suspiros, as belezas destas terras neste meu coração sentido...

    Saudades daqui, saudades de ti
    aguardando as tuas letras e poder melhor te acompanhar...

    Mta paz pra ti

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir